A Premiação do IAB-MG acontece anualmente e tem reconhecida importância nacional, já tendo premiado alguns dos mais importantes arquitetos mineiros. O objetivo da premiação é destacar a contribuição dos arquitetos para a cultura e para a melhoria das cidades, com ênfase na criatividade, valorização do projeto como ferramenta de tomada de decisão, aproveitamento dos recursos naturais e o compromisso profissional com as necessidades e aspirações do homem contemporâneo.
O projeto premiado foi a "Habitação de Interesse Social Bicão", um estudo para implantação de conjuntos habitacionais, comerciais e edifícios institucionais utilizando solução de escalonamento em área de grande declividade na Barragem Santa Lúcia em Belo Horizonte. O projeto faz parte do programa Vila Viva e de um grande processo de urbanização da vila. O júri destacou o projeto como exemplo significativo e merecedor de atenção.
A solução projetada prevê prédios de uso misto, com residência e
comércio. O uso comercial no pavimento térreo é uma inovação deste
projeto, nunca antes utilizada pela URBEL em projetos em favelas de Belo
Horizonte. No entanto, o uso misto é apoiado pelo que há de mais
progressista em termos de habitação social em todo o mundo,
possibilitando ao morador a flexibilidade de viver bem próximo ao
trabalho,
além de facilitar o acesso a bens e serviços aos demais moradores. Outra novidade desta tipologia são as vagas de estacionamento para veículos e motocicletas em todos os prédios, em resposta a constantes pedidos da população. O empreendimento na Rua do Bicão servirá como projeto piloto para uma melhor avaliação do funcionamento integrado destes usos em intervenções futuras em vilas e favelas. Enquanto a acessibilidade e o saneamento foram o carro chefe do Vila Viva até agora, os edifícios da via do Bicão representam a possibilidade de melhoria significativa também nas tipologias residenciais.
Agradecemos a todos os
profissionais e parceiros envolvidos no desenvolvimento dos projetos e
especialmente à URBEL, SANEHATEM e URBE que viabilizaram estes projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário