23 de agosto de 2012

Conjunto Santa Lucia 1-Bicão

O projeto do Conjunto Santa Lucia 1-Bicão, premiado na 13ª premiação do IAB-MG, já está no nosso site.
Memorial Descritivo
O aglomerado Santa Lúcia, favela localizada na região centro-sul de Belo Horizonte, está tendo sua infra estrutura aprimorada como parte do programa Vila Viva da prefeitura de Belo Horizonte. Uma das intervenções é o alargamento da Rua principal (existente) e a criação de uma nova via, chamada Bicão. Ambas, ligarão a barragem Santa Lúcia no final da Avenida Prudente de Morais com a Av. Nossa Senhora do Carmo.
No trecho mais próximo da Avenida Nossa Senhora do Carmo serão implantadas novas unidades residenciais e comerciais que atenderão os moradores removidos por residirem em áreas de risco ou em áreas a serem transformadas em vias e espaços públicos.
A solução projetada prevê prédios de uso misto, com residência e comércio. O uso comercial no pavimento térreo é uma inovação deste projeto, nunca antes utilizada pela URBEL em projetos em favelas de Belo Horizonte. No entanto, o uso misto é apoiado pelo que há de mais progressista em termos de habitação social em todo o mundo, possibilitando ao morador a flexibilidade de viver bem próximo ao trabalho (um dos atrativos das favelas da Zona Sul de Belo Horizonte) além de facilitar o acesso a bens e serviços aos demais moradores. Na verdade, o uso misto já acontece informalmente em todas as vilas e favelas da cidade e esta possibilidade já deveria ter sido incorporada pelo poder público ha muito tempo. O empreendimento na Rua do Bicão servirá como projeto piloto para uma melhor avaliação do funcionamento integrado destes usos em intervenções futuras em vilas e favelas.

A solução de implantação é escalonada, aproveitando a grande declividade do terreno (15m em alguns pontos), criando prédios com altura variável (máximo 5 andares) e terraços privativos. Na via principal serão implantados as unidades comerciais. A via mais inclinada (Bicão), voltada para a área de preservação, será ocupada por prédios institucionais. Terraços públicos com vista para área de preservação e escadarias farão a interligação visual e física entre as duas ruas.
As áreas institucionais oferecem espaço para diversas atividades úteis para a comunidade como: centro comunitário, salas de reunião, salas de aula, creche, posto policial, etc. A ocupação da via do Bicão com usos públicos proporciona vitalidade e segurança para a rua.

NOVO TIPO HABITACIONAL
Edifícios de uso misto, com residência e comércio integrados.
Comércio proporciona fonte de renda além de vitalidade e segurança para a rua. O projeto prevê dois pavimentos de comércio, com integração visual com a rua e conexão em nível com calçada. Um calçadão em frente ás lojas permite apropriação do espaço para múltiplas atividades além de apoiar o uso comercial.
Em todos os edifícios a caixa de escada localizada na lateral otimiza o espaço, proporcionando uma volumetria linear, permitindo ocupação de terrenos estreitos. Volume da escada com aberturas permite visadas para a rua e para a paisagem, além de evitar o problema de “controle” das áreas comuns que é o maior gerador de atrito entre os moradores em edifícios multifamiliares para a população de baixa renda. Além disto, as caixas de escada e corredores abertos e amplos permitem ventilação natural e protegem as janelas do sol direto, melhorando os níveis de conforto dentro das unidades. Do outro lado as janelas dos quartos foram voltadas para a área de preservação, garantindo privacidade, boa ventilação e vista para a paisagem.
Outra novidade desta tipologia são as vagas de estacionamento para veículos e motocicletas em todos os prédios, em resposta a constantes pedidos da população.
Os edifícios da via do Bicão representam um significativo passo a frente em termos de tipologias habitacionais do projeto Vila Viva, muitas vezes superior ao projeto padrão que foi implementado no Aglomerado da Serra e cujos problemas e limitações estudamos em detalhe para não repetir os mesmos erros. Enquanto a acessibilidade e o saneamento foram o carro chefe do Vila Viva até agora, os edifícios da via do Bicão representam a possibilidade de melhoria significativa também nas tipologias residenciais.

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